Começa a partir de quinta-feira (6) a quarta edição do Festival Varilux de Cinema Francês, em Campo Grande. As exibições ocorrem em vários locais, inclusive com sessões educativas para alunos de escolas públicas. Dessa vez o festival traz 17 filmes e segue até o dia 19 de junho.
A maratona de projeções devem reunir os amantes da sétima arte para assistir alguns vencedores de prêmios internacionais, como o longa-metragem “Graças a Deus”, ganhador do Urso de Ouro, no Festival de cinema de Berlim. O filme é inspirado na história real de um padre francês acusado de pedofilia, que chegou a entrar na Justiça para suspender a estreia.
Além de reunir o que há de melhor no cinema gaulês, o evento tem sessões educativas, para promover o acesso gratuito de crianças e adolescentes de escolas públicas às salas de projeções. Essas sessões devem acontecer nos dias 12 e 18 de junho com um público estimado de cem estudantes. O filme será a nova animação “Astérix e a Poção Mágica”, um clássico juvenil francês, com classificação livre e dublado. A animação estará também dentro da programação do Festival, também na versão dublada.
A expectativa dos organizadores para 2019, ano em que a iniciativa completa uma década, é atingir um número maior de expectadores, podendo alcançar a marca um milhão de pessoas, nesses dez anos de evento.