Na fronteira de MS com o Paraguai termômetros podem chegar a 8ºC
Após as intensas chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul no começo desta semana, uma massa de ar frio começa a exercer força no Estado e um declínio na temperatura é esperado a partir desta quinta-feira (22).
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar fria se desloca a partir do sudeste brasileiro até chegar na região de fronteira com o Paraguai, onde os municípios terão quedas mais bruscas na temperatura.
Ao Correio do Estado, a meteorologista do Instituto, Naine Araújo, explicou que, neste primeiro momento, a queda de temperatura, principalmente na Capital, é causada pela intensa nebulosidade a da precipitação elevada.
Entretanto, a partir de amanhã as temperaturas ficam baixas por causa dessa massa de ar frio que chega ao Estado.
“Houve um impacto por conta do aumento na nebulosidade e da chuva. O aumento do predomínio da nebulosidade favoreceu a massa de ar úmida, mas, na sequência, virá uma massa de ar frio, especialmente na parte mais ao sul”, apontou.
Em Campo Grande a temperatura começa a cair já na madrugada de hoje para amanhã, também há possibilidade de chuva no mesmo período.
Na quinta-feira (22), a Capital amanhece com 16ºC e os termômetros não devem passar dos 23ºC. O céu fica encoberto e chuvas isoladas são esperadas no decorrer do dia.
Já na sexta-feira (23). o tempo fica limpo, mas a mínima será de 11ºC, sendo que a sensação térmica pode ser menor já que pode haver rajadas e a umidade relativa do ar fica em 85%.
O tempo varia bastante entre sábado e domingo, já que no primeiro dia do fim de semana o céu fica sem nuvens e a mínima será de 13ºC, entretanto, a máxima será de 28ºC.
Por sua vez, no domingo a expectativa é de chuva e a mínima será de 17ºC. No decorrer do dia os termômetros podem atingir os 26ºC.
Os moradores da região que faz fronteira com o Paraguai também sentiram bastante a força da massa de ar frio que chega ao Estado. Em Ponta Porã, a quinta-feira (22) começa com 8ºC e ventos moderados.
A sensação térmica pode ser ainda menor por conta da nebulosidade e das pancadas de chuva isoladas.
Na sexta-feira (23) e no sábado a mínima continua em 8ºC, mas a amplitude térmica será um pouco maior, já que no último dia da semana a máxima é de 24ºC e no sábado será de 27ºC.
Já em Porto Murtinho, o frio chega de forma mais moderada, entretanto, também são esperadas chuvas isoladas na quinta e no domingo. Amanhã, a cidade amanhece com 12ºC e a máxima será de 23ºC.
Já na sexta-feira, a mínima será de 11ºC e a máxima de 27ºC. O céu ficará com poucas nuvens e não existe a possibilidade de chuva e a intensidade dos ventos será baixa.
O final de semana também será gelado, mas com bastante amplitude térmica. No sábado, a mínima será de 12ºC e a máxima pode chegar a 31ºC durante o dia.
No domingo, o tempo volta a ficar nublado com possibilidade de chuvas isoladas. A mínima será de 17º e os termômetros podem atingir os 34ºC.
Ainda na região de fronteira, em Bela Vista os dois últimos dias da semana também serão de baixas temperaturas. Na quinta e na sexta, a mínima será de 12ºC e a máxima varia entre 23ºC e 24ºC.
No final de semana o tempo fica encoberto e as nuvens carregadas trazem possibilidade de chuva isolada especialmente no domingo (25). A temperatura mínima ficará entre 11ºC e 12ºC e a máxima não passa dos 24ºC.
- fonte: Correio do Estado