Funtrab ainda mais forte com presença da Secretaria de Assistência Social no atendimento

A Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul (Funtrab) apresentará uma inovação no serviço aos trabalhadores e inscritos nas vagas de emprego. Segundo o diretor-presidente da fundação, Ademar Silva Júnior, a Funtrab receberá uma estrutura da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) para atender especialmente às pessoas com necessidades especiais. 

A informação foi confirmada em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (03).

“Possivelmente a gente vai trazer uma pequena estrutura da Secretaria Estadual de Assistência Social para dentro da Funtrab. Então vamos juntar alguns serviços para ajudar o cidadão, principalmente aqueles com necessidades especiais”, declarou.

Jovens no mercado de trabalho

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mato Grosso do Sul alcançou, em maio de 2023, a quarta menor taxa de desemprego do País, com 4,8%. O índice é ainda melhor para Campo Grande, que passou a ser a segunda capital com menor índice de desocupação, com 3,1%.

Para alcançar os índices, o estado contou com o trabalho da Funtrab. Conforme o diretor-presidente, Mato Grosso do Sul vive um momento especial na geração de empregos, e agora seu desafio é a ampla qualificação, especialmente para os jovens. 

Em 2024, uma das metas será a qualificação de jovens de 18 a 24 anos. Conforme Ademar Silva Júnior, a juventude está menos focada nas vagas de empregos considerados comuns do que as gerações anteriores. Para ele, é necessário que haja um despertar para a importância de estar inserido no mercado de trabalho.

“Os jovens são uma preocupação do estado e a Funtrab vai dar uma prioridade […] para começar a cultura do trabalho, porque eles estão mais ligados nas questões virtuais e no estudo pela internet e poucos querem ir para o mercado comum. Trabalhar é honroso, você aprende, cria humildade, e eu acho que falta isso, destacou”. 

Reinserção do idoso

Em paralelo ao trabalho com a juventude, o diretor-presidente destacou que a Funtrab também busca inserir novamente os aposentados no mercado. Conforme ele, os idosos possuem muita experiência que pode ser passada, e a Fundação estará trabalhando para a requalificação e reinserção nas vagas de emprego.

“Nos vamos lá na outra ponta que é o aposentado. Esse também tem uma oportunidade muito grande. Ele tem muita experiência, ele sabe fazer bem feito, e às vezes quer voltar ao mercado de trabalho e quer contribuir, e a gente precisa também qualificá-lo, trazer ele de volta pro mercado”, concluiu. 
Em Campo Grande, a Fundação de Trabalho fica localizada na Rua Treze de Maio, 2773. Para mais informações, entre em contato pelo (67) 3320-1400.

Assista a entrevista na íntegra

Foto: Beatriz Rieger
Texto por Reuel Oliveira