Nesta terça-feira (19) o Jornal da Hora continuou a rodada de entrevistas com os prefeitos dos municípios de Mato Grosso do Sul. O jornalista Arthur Mário entrevistou o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), eleito com 28,69% votos, que destacou as expectativas sobre o novo mandato. Novato na política, nunca tinha disputado nenhum cargo, é funcionário concursado como engenheiro agrônomo municipal. Terá como maior desafio no primeiro ano de sua gestão, promover o equilíbrio financeiro das contas públicas, pois o gestor anterior deixou uma dívida de R$ 5 milhões.
O município de Terenos possui 22 mil habitantes, sendo metade desse número moradores rurais. Sobre a economia, Henrique afirma que possuem uma grande faixa de terra produtiva para lavoura, algumas indústrias, uma cooperativa e muitas pedreiras. “Nosso ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é muito forte em cima da arrecadação sobre as pedreiras. Terenos está em cima de uma grande rocha, e é daí que extraem as pedras.”
Além disso, ele afirma que um dos grandes debates durante a campanha foi sobre o problema da geração de emprego. Devido ao fechamento de um grande laticínio, muitas pessoas perderam sua fonte de renda, mas segundo Henrique, a prefeitura já está indo atrás de outros parceiros. “Temos um frigorífico que está ampliando sua base, gerando mais de 250 empregos. Fora isso, temos projetos de incentivo ao comércio local. Pretendemos voltar a crescer junto com o estado neste ano”.
Sobre as vacinas, o prefeito falou que nesta madrugada chegaram 426 doses para dar início à vacinação dos profissionais da linha de frente da saúde e aos idosos que vivem em asilos. “Assim que o estado disponibilizar mais, vamos vacinar todos o mais rápido possível”.
Confira mais informações e assista a entrevista na íntegra: