Gian Sandim é empossado na Câmara, em Plenarinho e sem Carlão

Parlamentar ocupa lugar de Claudinho Serra, licenciado por 120 dias, em novela que empossou vereador por um dia em meio a guerras judiciais

Enquanto Lívio foi empossado no plenário principal, com “pompa e circunstância” de um ato solene, Sandim por sua vez tomou posse em Plenarinho, sem transmissão nas redes sociais – Reprodução/Câmara Municipal/I.M

Novo capítulo na novela da suplência de Claudinho Serra, o agora vereador Gian Sandim tomou posse na Casa de leis de Campo Grande na manhã desta quarta-feira (29), oito dias após Dr. Livio Leite ser empossado e ter seu mandato suspenso em apenas dois dias, em circunstâncias completamente diferentes na Câmara Municipal. 

Enquanto Lívio foi empossado no plenário principal, com “pompa e circunstância” de um ato solene antes de início da sessão da última terça-feira (21), ao lado de Carlos Augusto Borges, Gian Sandim por sua vez tomou posse em Plenarinho, sem transmissão nas redes sociais ou sequer a presença de Carlão. 

Na data de hoje marcaram presença os parlamentares: 

  • Dr. Loester 
  • Profº André Luis 
  • Profº Juari 
  • Zé da Farmácia
  • Otávio Trad 

Entenda

Após o ex-vereador Dr. Lívio Leite tomar posse no lugar de Claudinho Serra, preso em 03 de abril, durante a  3ª fase da Operação Tromper, a defesa do então oitavo suplente, Gian Sandim, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que ele assumisse o cargo durante os 120 dias de licença de Serra. 

Já em 23 de maio, o juiz da 2ª Vara de Fazenda e de Registros Públicos de Campo Grande, Cláudio Müller Pareja, concedeu liminar e sustou a posse de Lívio, determinando que Gian deveria ocupar o cargo em até 48 horas. 

Depois, o desembargador João Maria Lós indeferiu o recurso ajuizado pela Câmara, mantendo a decisão que entende que a vaga de Claudinho Serra pertence ao PSDB.

Quanto à ordem de sucessão, o próprio juíz da 2ª Vara destacou que os sucessores na ordem de suplência de Claudinho Serra, entre eles Gian Sandim, todos deixaram o PSDB, sendo: 

  • Lívio Leite,
  • Elias Longo,
  • Delegado Wellington,
  • Antônio Cruz e
  • Enfermeira Cida Amaral.

Também, ao conceder a liminar, lembrou que da lista citada, apenas Delegado Wellington está no PSDB, mas se filiou ao PL em 2022 para se candidatar a deputado federal, voltando ao partido nesse ano. 

“Sendo assim, concluo que, pela ordem de convocação, o impetrante (Sandim) é o suplente mais bem colocado entre os que permaneceram filiados ao PSDB, titular da cadeira, desde a realização do pleito”, justificou o magistrado.

Presidente X oitavo suplente

Ainda antes da posse de Leite, o presidente da Câmara Municipal destacou não ter nada contra os outros suplentes que recorreram na Justiça, indicando que reconheceria o merecimento nas urnas, sendo o 1º o Ademir Santana, seguido por Claudinho Serra e só depois Livio.  

 “O oitavo não tem mais que o primeiro. Ou ele está para frente demais, ou sabendo demais esse tal de Gian Sandim, que eu nem conheço e não tenho, nem intenção, nem vontade de conhecer. O oitavo suplente, o nono, o décimo, não me interessa, só me interesso por cumprir as leis” disse Carlão diante da fala de Gian de que o TRE não daria a resposta ao presidente. 
**(Colaboraram Eduardo Miranda e Daniel Pedra)

Fonte: Correio do Estado