Giro Notícias recebe a coordenadora de proteção a pessoas em situações de rua, Barbara Cristina

Foto: Alex Nantes

O Giro Notícias da terça-feira (17), recebeu a coordenadora de proteção a pessoas em situações de rua, Barbara Cristina. 

De acordo com a Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza pela condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular.

Segundo Barbara Cristina, entre os principais fatores que podem levar as pessoas a morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima e uso de drogas. 

“O trabalho que realizamos é de formiguinha, tentando aos poucos gerar o vínculo e proximidade, algumas pessoas ainda não entendem que a drogadição é um problema de saúde e quando o indivíduo está passando por esse tipo de situação, ele está no uso abusivo da substância, a vida dele perde o propósito”.

Quando questionada sobre como é o processo de recuperação, Bárbara diz; “É possível a recuperação, se a pessoa querer, pois se o poder público se dispõe a contribuir, as ong’s abraçam a causa também, mas a pessoa não quer se ajudada, aí fica inviável de contribuir com a melhora

A coordenadora Bárbara explica que existem pessoas de todas as faixas etária nas ruas, pois de acordo com ela os motivos que levam as pessoas a romperem o vínculo é em qualquer fase da vida.

Levantamento do programa da Sesau aponta que existem 40 pontos onde estão concentrados os moradores, como na Praça Ary Coelho, Mercadão, antiga e nova rodoviária, Vila Progresso, Vila Nhá Nhá, Marcos Roberto, Praça das Araras, Giocondo Orsi, Igreja Perpétuo Socorro, Igreja São Francisco, além de quatro pontos na Avenida Norte e Sul, entre outros locais.  

Assista a entrevista na íntegra: