Decreto foi feito durante Workshop de Prevenção a Incêndios
Texto por Reuel Oliveira
Durante 1° Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais em 2024, o governador Eduardo Riedel (PSDB), decretou situação de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul devido às condições climáticas propícias para incêndios no Pantanal.
O decreto que terá duração de 180 dias e terá a destinação de R$25 milhões ações, será marcado pelas prevenção aos incêndios florestais. Durante o Workshop o governador destacou que as ações irão mudar o eixo da discussão e que o estado estará muito mais preparado para proteger seu biomas.
“A partir de agora a gente não tem só ações isoladas de combate aos incêndios quando eles ocorrerem. Nós temos um programa permanente de combate ao incêndio. E isso muda completamente o eixo da discussão e a capacidade operacional. Não existe essa garantia. Existe a capacidade do estado estar muito mais preparado para poder fazer esse enfrentamento”, disse.
A principal ação de prevenção do decreto será o início do uso das queimadas prescritas no estado.
Caracterizada pela queima proposital de partes da vegetação florestal, que cria uma barreira para evitar o espalhar do fogo durante incêndios, as queimadas prescritas irão minimizar as chances de grandes queimadas no pantanal.
.
“É uma novidade que é usada no mundo inteiro e que aqui a gente tem que deixar de lado os interesses específicos de cada área, seja só o meio ambiente, só a biodiversidade, só o produtor rural. Nós temos que pegar todos esses conhecimentos acumulados e convergir por um mesmo objetivo, que é minimizar o dano e o risco que os incêndios causam”, disse Riedel.
As áreas que passarão pela queimada prescrita foram escolhidas a partir do uso de satélites, que identificaram onde existe a presença de biomassa crítica que atrapalha no combate às queimadas. Conforme o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, parte das áreas onde as queimadas serão feitas fazem parte de propriedades privadas.
Nesses casos, Verruck explica que os proprietários serão notificados e as ações deverão começar em maio.
“Esses produtores onde se encontram a biomassa serão notificados e nós vamos até essa propriedade com o corpo de bombeiros, com todo apoio da estrutura e um acompanhamento para fazer a queima antecipada. Nós já temos uma área identificada onde nos últimos quatro anos queimou e nesses locais, a partir de maio, nós já vamos levar equipamentos e vamos fazer essa queima antecipada como uma prevenção”, explicou o secretário.
De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Frederico, as ações de prevenção aos incêndios foram divididas em três etapas: planejamento, prevenção e combate.
Conforme ele, as bases avançadas do corpo de bombeiros estarão alocadas a partir de maio nas áreas mais críticas do estado para realizar o atendimento mais rápido e evitar maiores prejuízos ambientais.
“As bases avançadas iniciam agora a partir de maio e elas vão estar alocadas nas regiões mais críticas com as estatísticas dos anos anteriores. Elas vão ficar equipadas permanentemente até o ano que vem com homens, equipamentos, viaturas de combate a incêndio, e embarcações para atender a região de forma mais rápida na detecção de algum foco de calor”, concluiu.