Nesta quarta-feira (18) o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Hemosul Coordenador, realizou o lançamento da nova carteira digital de doadores de sangue. Entre as funcionalidades, o doador terá acesso a informações como quantidade de bolsas de sangue disponíveis no hemocentro, tipos sanguíneos necessitados e outras informações que facilitam o processo de doação, tornando-o mais rápido e fácil.
O governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), declarou que a digitalização da carteira de doadores é um passo importante no avanço da integração das redes do Governo de MS, e é uma prévia do que virá.
“A hora que você digitaliza o cartão do doador e o acesso do doador, você começa a gerar facilidade pras pessoas. O próximo passo é disponibilizar exames na internet para que as pessoas dentro do portal do governo, o MS Digital, possam ter acesso a todos os serviços. O MS digital provê não só a facilidade do acesso ao serviço, mas a facilidade à informação”, declarou o governador
O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, declarou que essa ação é uma forma de contribuir na transformação digital no sistema de saúde em MS. Além do Hemosul, toda a área da saúde está em processo de digitalização dos procedimentos e de suas unidades.
“Está em desenvolvimento a digitalização de todos os processos do Hemosul e de todas as suas unidades para que elas possam estar todas integradas por meio digital. E também nas demais áreas da saúde, nós estamos aproveitando a mudança de localidade da Casa da Saúde para também implementar a transformação digital do atendimento”, disse o Secretário.
O Hemosul Coordenador fica localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304. Para fazer a carteira digital, o doador precisa estar com o CPF atualizado no sistema. A atualização pode ser feita nas unidades do Hemosul, ou pelo e-mail atualizeseucpf@hemosul.ms.gov.br.
Foto: Evelyn Mendonça
Texto por Reuel Oliveira