Governo de MS lança nova plataforma de monitoramento dos incêndios no Pantanal nesta quinta-feira 

O governo do estado de Mato Grosso do Sul lançou uma plataforma com dados sobre incêndios florestais no Pantanal, na manhã desta quinta-feira (27). Durante coletiva de imprensa, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou sobre as ações realizadas pelo governo e Corpo de Bombeiros de MS, a fim de mitigar os danos provocados pelos incêndios. Já são 90 dias de operação, com equipes preparadas e equipadas para minimizar as condições adversas na região.

“Estas condições adversas que encontramos no Pantanal exige uma atitude diferenciada. Começamos o planejamento no começo do ano, já estamos com equipes do Corpo de Bombeiros há 90 dias na região e desta vez estamos mais preparados para enfrentar os incêndios do que em 2020”, disse.

De janeiro até 25 de junho, o pantanal registra 530 mil hectares de área queimada, com um aumento de 2.894% em relação a 2023. Além disso, são 2.376 ocorrências atendidas pelos bombeiros, 80% a mais que no mesmo período de 2023, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). 

Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o desafio no combate deste ano é enorme, visto que a situação é mais crítica e severa do que em 2020. “A seca está prolongada, o volume de chuvas abaixo dos últimos 10 anos e ainda não chegamos na época crítica entre agosto e setembro. Suspendemos qualquer tipo de queima controlada, ou seja, se houver esta ação é ilegal e vai haver a devida punição”, pontuou. 

Durante a apresentação da plataforma, a diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, a tenente-coronel Tatiane Inoue, disse que este monitoramento por satélite facilita na identificação dos focos de calor, além de orientar as equipes de campo para ter resultados mais efetivos. 

“Estamos com 13 bases avançadas no Pantanal, em um trabalho do Corpo de Bombeiros, junto com o Prevfogo, ICMBio, Exército e agora vai contar com a chegada da Força Nacional. Todos inseridos neste sistema e com um trabalho coordenado. Devido este monitoramento e todo nosso preparo, estamos mais qualificados para combater os incêndios do que em 2020”, disse.

A partir desta quinta-feira, o governo realizará uma live semanalmente, na sala do Cicoe (Centro Integrado de Comando e Controle Estadual), que fica no Parque dos Poderes, para atualizar as informações e esclarecer dúvidas em relação ao combate dos incêndios florestais no Pantanal. O governador destacou que o objetivo é evitar a desinformação durante este período.

Texto da redação