Governo divulga novo mapa de avaliação dos risco em municípios

O Governo do Estado atualizou, após a reunião do Comitê Gestor nesta semana, o grau de risco para a transmissão de Covid-19 dos 79 municípios do estado – referentes à 44ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), e encaminhou aos prefeitos os relatórios com recomendações sugeridas até 20 de novembro.

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 44ª Semana Epidemiológica (de 25 a 31/10), apresenta dez municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 57 municípios no grau médio (bandeira laranja), 11 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e um em grau extremo (bandeira cinza).

Com relação à semana anterior (42ª), 30 municípios mantiveram seu grau de risco, 30 municípios melhoraram seu grau de risco e 19 municípios pioraram. Atenção para o município de Porto Murtinho que apresenta bandeira cinza, ou seja, a de maior risco e que pede mais cuidados locais.

De acordo com a avaliação da secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone, é importante que os municípios mantenham os cuidados com a biossegurança. “Não temos nenhum município com a bandeira verde, isso significa que a pandemia não acabou”.

“À população faço uma recomendação: você tem autonomia de ir e vir a um local, tem o direito, então você pode optar por não participar de aglomeração”, enfatizou a secretária adjunta.

O secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel,  enfatizou que o momento exige cautela e cuidado. “Não podemos acreditar na ilusão da normalidade, as medidas de biossegurança precisam ser observadas. O Prosseguir tem justamente a finalidade de auxiliar nas tomadas de decisão dos gestores municipais em relação á pandemia.

  • fonte: O Estado Online