Anúncio foi feito em reunião com reitores de instituições de ensino na manhã desta sexta-feira
Nesta sexta-feira (03), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu com reitores de universidades do estado para assinatura do Ato de Autorização do reajuste no valor das bolsas de pós-graduação da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia). Desde 2013 sem reajuste, cerca de 1000 bolsistas serão contemplados com o aumento.
Com objetivo de incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a Fundect desenvolve a partir de pesquisadores vinculados a instituições de ensino, pesquisa econômica, cultural e social de MS. A pasta está interligada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadec), comandada por Jaime Verruck.
De acordo com o governador, o reajuste no valor dos bolsistas é importante para que as pesquisas sejam desenvolvidas com tranquilidade e que o estado forme uma rede de ciência e tecnologia mais robusta.
“É muito importante para recompor o valor aquisitivo dessas bolsas, dar conforto e tranquilidade para toda essa rede de pós-graduação. O impacto no orçamento é possível de ser absorvido dentro das diversas responsabilidades do estado, mas o principal é o resultado que isso traz pros nossos estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação”, declara.
De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo, esse aumento vai incentivar os pesquisadores a concluírem seus estudos. “É um reajuste que desde 2013 não acontece, e muitos bolsistas tiveram dificuldade em avançar nas suas pesquisas devido a isso. Este é um momento importante para dar exatamente essa motivação ao bolsista, e que muitos desses trabalhos possam ser terminados no estado”, finaliza.
Da redação