2º Vara do Juizado Especial Federal de Campo Grande é inaugurada na capital

Nova unidade desafogará e irá agilizar os processos a serem analisados

Na manhã desta terça-feira (18), aconteceu a solenidade de instalação da 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande, realizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), no auditório do Bioparque Pantanal. O evento contou com a presença do governador, Eduardo Riedel (PSDB), que palestrou sobre os benefícios da Rota Bioceânica para o estado.  

Com o crescimento projetado para Mato Grosso do Sul devido à Rota, o estado se prepara na esfera jurídica também. “Quando você aumenta o fluxo internacional de turistas, de cargas, de movimentação, isso faz com que aumente também as demandas naturais em relação à justiça federal, e nossa presidente, Desembargadora Marisa, teve a sensibilidade em converter e ajustar o sistema para a criação desta segunda vara aqui em Campo Grande”, destacou Riedel. 

A Desembargadora Federal Marisa Santos pontuou que a Segunda Vara é importante pois desafogará o número de processos. Atualmente, a 1º Vara possui 30 mil processos e apenas um juiz para analisar. “Nós teremos duas varas e em breve serão quatro juízes. Mas precisamos de pelo menos seis novas varas, considerando que vai acontecer o crescimento do estado com a Rota Bioceânica”. 

Além do governador, participaram da solenidade o secretário Jaime Verruck (Semadesc), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, a consultora legislativa, Doriane Chamorro e o controlador-geral do Estado, Carlos Girão.

Texto: Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça
Fotos: Saul Schramm – Comunicação Governo MS