Governo do Estado quer liberação parcial do Morenão para Série D, Copa Verde e Copa do Brasil; Estadual deve ser no Jacques da Luz

Com obras atrasadas, o Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão não deve receber os jogos do Campeonato Estadual Sul-Mato-grossense 2024. A reforma iniciou em abril de 2022 e tinha data de entrega prevista para janeiro de 2023, porém até hoje o estádio permanece fechado. 

A reforma está sob responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A obra teria apenas três fases, contando com a reforma dos banheiros, do sistema elétrico do estádio e da acessibilidade. Além destas áreas, a rampa de acesso ao campo e os vestiários também passariam por reformas. 

Segundo o Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o Governo de Mato Grosso do Sul está empenhado na retomada do uso do estádio. Em entrevista ao Jornal da Hora desta sexta-feira (19), ele explicou que o Estado não poderia se envolver na reforma do Morenão por ele estar em posse da federação. Diante disso, foi feito um convênio e um repasse de R$9,4 milhões que serão utilizados na reforma.

“A gente [Gov MS] não consegue executar a obra no morenão. Nós tentamos durante vários anos uma saída jurídica para isso e não conseguimos […] Então essa [o convênio] foi a saída mais rápida que nós tivemos no final de 2021, então nós repassamos os recursos. Quem executa a obra é a Universidade através da FAPEC, então o nosso papel é muito limitado, é cobrar para que os prazos sejam cumpridos”, refletiu.

Com a demora da conclusão das obras, o governo do estado espera que haja uma liberação parcial do estádio para receber grandes jogos em 2024, especialmente da série D, Copa Verde e Copa do Brasil. Conforme o secretário, estão sendo estudadas formas de realizar a liberação do maior estádio universitário da América, com 45 mil lugares. 

“O Jacques da Luz é bem cuidado pela prefeitura, mas não foi feito grandes jogos. Já o Morenão é fantástico, motiva as pessoas para ir e é fundamental pro futebol. Essa semana eu conversei com a presidente da Fapec para estudarmos uma forma de ter uma liberação parcial pelo menos para a Série D. A gente tem expectativa de ter bons jogos da Série B, da Copa Verde e Copa do Brasil. Seria uma conquista muito grande”, destacou.

Enquanto o Morenão permanece fechado, o Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense começa neste final de semana. A rodada de abertura terá os confrontos entre  Ivinhema e Novoperário, Coxim e Portuguesa, Náutico e Costa Rica e Corumbaense. Os jogos ocorrem no domingo (21). As equipes de Campo Grande mandarão seus jogos no Estádio Jacques da Luz.

Texto por Reuel Oliveira

Fotos: Alex Machado; Edemir Rodrigues

Assista a entrevista na íntegra