Histórico de revelador de talentos, Copa Primeira Hora de Boxe será atração em Campo Grande

Na foto de vermelho, Valdeir Célio e de azul,
Paulo Martins. (Foto: Mailton Lima )

Por: Arthur Mário

Com participação de aproximadamente 70 atletas de doze municípios, acontece neste final de semana, dias 2 e 3 de Março, a  18ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe. A competição na Arena do Horto Florestal começa, respectivamente, às 18h30 e às 9 horas, com estrada valendo 1kg de alimento náo perecível. E aberta a iniciantes, mas também terá cinco desafios, envolvendo alguns dos principais atletas do Estado.

Promovida pela FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul), a Copa PH conta com apoio da Secretaria Municipal da Juventude, Fundesporte e Funesp. Em 18 anos de história, a PH marcou história revelando vários nomes do boxe do Estado, entre os quais, Paulo Martins, Luís “Punhos de Aço”, Aline Santana, Valdeir Célio e outros, que integraram a Seleção Brasileira e foram campeões nacionais e obtiveram conquistas internacionais. Os dois primeiros, atualmente estão no boxe profissional, já os demais constroem história boxe olímpico.  

Será realizada nas classes elite (acima de 18 anos), juvenil (17 e a8 anos), cadete (15 e 16 anos) e infantil (13 e 14 anos). Já confirmaram presença 18 equipes dos municípios de Corumbá, Deodapolis, Ponta Porã, Aquidauana, Ladário, Laguna Caarapã, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Anastácio, Dourados e Campo Grande, além de atletas dos Estados de Mato Grosso e Paraná. A expectativa é que sejam realizadas 30 combates em dois dias de evento.

Conforme a vice-presidente da Federação de Boxe de MS, Flávia Ferreira, o evento vai contar, na sua maioria, com atletas do interior, e isso ´pe prova que a modalidade cresce no interior do Estado. “O que vejo de diferente neste ano, e que nos deixa feliz, é a enorme participação de atletas do interior; são 50 atletas. Isso é prova do crescimento, também, nas outras cidades do Estado”, comenta a dirigente.

DISPUTA ENTRE EQUIPES

Outro fator que empolga a Copa Primeira Hora é a dispouta aciorrada entre equipes. Conforme informações da FDBMS, 18 Associações/Academias conformaram participação, entre eles, a atual campeã, Total Figth, que no ano passado obteve três medalhas de Ouro,  Vila Popular, detentora de três Campeonatos – 2017, 2015 e 2013 e Ponta Porã, campeão em 2016.

Também tem presença confirmada a !º Round, detentora de cinco títulos, o maior número campeonatos obtida por um time participante. Para as disputas deste ano contará com três atletas. Com esse número será complicado reeditar os Campeonatos dos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2013, pois seus maiores concorrentes contarão com média de 5 a 8 atletas.

Tradicionais Associações como CT Pantaneiro, Top Team Figthers e Stúdio Reias também conformaram participação.