O aparelho, chamado angiógrafo, custou R$ 2.870.000
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) retomou a realização dos exames de cateterismo cardíaco, após seis meses. Foram investidos R$ 2.870.000 para a compra do aparelho, por meio de emenda parlamentar.
A instalação do aparelho de hemodinâmica, angiógrafo, foi concluída, e a equipe do setor de imagem recebeu treinamento. Os exames foram iniciados na terça-feira (16), com sete pacientes.
Nesta quarta-feira (17), estão agendados mais 11 exames, sendo quatro de cateterismo e sete de arteriografia cerebral.
Desde novembro do ano passado, ocorre a espera por cateterismo, pela falta do aparelho. No entanto, em junho, por exemplo, a espera já existia pela falta de materiais para realizar o procedimento.
Conforme explica o médico cardiologista intervencionista Augusto Daige da Silva, o aparelho serve para realizar vários tipos de procedimentos, tanto na área de cardiologia, neurologia e radiologia intervencionista. É fundamental para o diagnóstico e tratamento de algumas patologias.
A diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, destaca que o hospital seguirá a demanda de pacientes internados e regulados pelo município para a realização do exame com o novo aparelho de hemodinâmica.
Fonte: Campo Grande News