ICMS educacional, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), trará melhorias na qualidade de ensino no estado

Deputado estadual Gerson Claro (PP)

Foi declarada Lei, pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a Emenda Constitucional 86, de autoria do deputado estadual Gerson Claro (PP), que estabelece o ICMS Educacional em MS, o que promove melhorias no ensino em todo o Estado. Em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (26) o deputado afirma que a ação irá incentivar os prefeitos a melhorarem a qualidade da educação nos municípios. 

O ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, e é o principal imposto de competência estadual, além de ser a maior fonte de receita das prefeituras. Conforme a legislação, 25% da arrecadação retorna aos municípios de acordo com o índice de participação.

A proposta do deputado, em coautoria com outros parlamentares, incentiva as prefeituras a produzirem melhores resultados práticos, especialmente na alfabetização e aprendizado de base, como forma de receber mais dinheiro. Também será criado um índice para medir a qualidade do ensino. “Temos um número assustador de 70% a 75% de crianças na primeira e segunda série que são consideradas analfabetas. Então, precisamos melhorar a alfabetização. Quanto maior a qualidade, mais receita de ICMS a prefeitura vai ter”.

Gerson Claro declara que a proposta trará mudanças boas na educação. “A partir dessa legislação, o prefeito vai chamar sua equipe e vai falar ‘quero cuidar da qualidade da educação, se não vamos perder dinheiro do orçamento’, e esse é o objetivo principal, o estado dar apoio com materiais e cursos, para transformar o ensino básico e a alfabetização no MS”.

Fonte: da redação, com informações da assessoria