Faltam 50 dias para o fim do prazo para a declaração do imposto de renda (IR). Neste período, os contribuintes informam à Receita Federal seus rendimentos e demais informações financeiras do ano anterior. A declaração é uma obrigação anual que os contribuintes brasileiros devem cumprir. Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (11), o contador José Wilson, da Conalt Contabilidade, explicou que é importante se atentar aos prazos e evitar deixar para última hora.
“É melhor se antecipar e já fazer a relação dos seus documentos. É importante fazer com antecedência porque de repente pode ter algum probleminha no sistema nos últimos dias. Então é melhor fazer com antecipação”, destaca.
Ele enfatiza que deve fazer a declaração, pessoas que receberam no mínimo R$28.559,70 em 2022. Ou seja, em 2022, se o contribuinte teve uma renda maior do que essa, precisa fazer a declaração. “
“Todos os rendimentos que você recebe, seja de pessoa física, seja de pessoa jurídica, você tem que declarar. A receita quer saber tudo que você ganha, o leão está atento pra isso. Então se você tem um rendimento, mesmo recebido de pessoa física, você tem que fazer um um um procedimento chamado livro-caixa para fazer a apuração do que você auferiu naquele mês junto com o seu salário, e aí você faz a apuração do imposto de renda mensalmente. Feito isso, durante o ano na declaração você vai transferir isso para declaração de imposto de renda”, explica.
Assista a entrevista na íntegra