Após o anúncio da instalação de uma empresa americana de colágeno orgânico no município de Terenos, a cidade deve receber ainda outras corporações industriais e se manter no caminho da industrialização. A empresa é retorno do investimento do governo do estado no MS Day, em Nova Iorque.
Em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (03), o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), falou da fase de desenvolvimento da cidade e sobre a chegada de novas indústrias, como a de colágeno e outras empresas.
Segundo ele, as indústrias estão relacionadas ao mercado farmacêutico, e às pedreiras da cidade (o município possui cinco pedreiras que atendem a construção civil de Campo Grande).
“Nós já temos um frigorífico hoje que está se preparando para fazer exportação para os Estados Unidos, e estamos conseguindo atrair grandes empresas, por exemplo a empresa boliviana IFA, que é um dos maiores laboratórios farmacêuticos da Bolívia. Nós também conseguimos e já está sendo implantada, a maior indústria de pré-moldados do Mato Grosso do Sul que é a Fetra, que está em Terenos porque Terenos é o maior produtor de minério de pedra”, disse.
Desenvolvimento Municipal
Conforme Budke, as empresas que estão se instalando na cidade vão gerar resultados positivos, mas não chegaram na cidade por acaso. Budke afirmou que Terenos está preparando sua infraestrutura para receber a industrialização, especialmente na área da saúde, logística e treinamentos.
“Na parte de saúde nós somos um dos poucos municípios do estado que vai atingir 100% de atendimento em saúde básica. Nós estamos reformando e construindo escolas novas, nos preparando para isso, e em parceria com o Sebrae nós também estamos levando cursos e treinamentos para que a nossa população possa se preparar para o crescimento”, disse.
O prefeito ressaltou que enquanto o MS se destaca em termos de crescimento no Brasil, o município também segue crescendo. “O Mato Grosso do Sul hoje é uma ilha dentro do Brasil de desenvolvimento, e Terenos, assim como outros municípios, está conseguindo acompanhar”, disse.
Segundo Budke, a cidade já está na etapa de construção do polo da empresa boliviana IFA, e já está instalando a empresa de pré-moldados, Fetra, que promete dobrar a indústria do produto no MS.