IPCA foi divulgado nesta manhã pelo IBGE
A inflação oficial de novembro ficou 0,62%, maior do que a registrada em novembro, de 0,41%, de acordo com o dado divulgado nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assim, o último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL) fecha com o índice oficial da inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), em 5,79%, maior do que a expectativa do mercado de 5,6%.
Em 2021, a inflação acumulada foi de 10,06%. Neste ano, o IPCA foi o menor desde 2020, que fechou com taxa de 4,52%
O resultado do IPCA em 2022 também ficou acima da meta inflacionária estabelecida pelo Banco Central (BC) de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos, ou seja, de até 5%.
O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base nos produtos consumidos pelas famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro, e o grupo de despesas Saúde e cuidados pessoais teve a maior variação, de 1,60%, seguido do grupo de vestuário, com alta de 1,52%.
Os alimentos e bebidas tiveram alta de 0,66%, os transportes, de 0,21% e habitação, 0,20%.
- Fonte: Revista Oeste