Influencer destaca luta pela vida e pede para as mulheres cuidarem da saúde

O câncer de mama é o segundo maior incidente em mulheres no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No ano passado, foram mais de 66 mil casos diagnosticados no país. Em Campo Grande, existe a Casa Rosa, um local que realiza consultas, exames, diagnóstico do câncer de mama e o tratamento em tempo hábil para usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (08), o idealizador do projeto, vereador Victor Rocha (PP), destacou que a Casa Rosa zerou a fila de pacientes na lista de espera, e enfatizou a importância do atendimento preventivo. 

“O câncer é multifatorial e a gente precisa orientar as nossas mulheres a realizarem o exame clínico uma vez por ano desde a adolescência, e mamografia anual a partir dos 40 anos”, destaca. 

Durante a entrevista, também participou a radialista Eliza Montes. Ela foi diagnosticada em 2022 com câncer de mama e desde então usa das redes sociais para incentivar outras mulheres a realizarem o autoexame. 

“Eu descobri esse nódulo fazendo o autoexame, então mulheres façam seus seu autoexame mensal após o ciclo menstrual. É importante que as mulheres tenham atenção com o próprio corpo. Às vezes é uma dor, é um desconforto, é um caroço, é um nódulo…então é importante a gente estar atento ao nosso corpo, porque é a nossa moradia. Se a gente não cuidar da nossa casa, que é o nosso corpo, a gente não vive as experiências maravilhosas que a gente tem pra viver aqui nessa terra”, finaliza. 

Assista a entrevista na íntegra