Alistamento Militar Feminino supera o número de vagas oferecidas

No início deste ano, as forças armadas abriram pela primeira vez o processo seletivo para alistamento militar feminino para as mulheres nascidas no ano de 2007 e que completam 18 anos no decorrer de 2025. No Mato Grosso do Sul foram oferecidas 1000 vagas distribuídas entre a Capital e os municípios de Corumbá e Ladário.

Em entrevista ao Jornal da Hora, na manhã desta terça-feira (18), a Secretária da Junta Militar de Campo Grande, Silvia Matos, falou sobre o interesse das meninas em ingressar no serviço militar e sobre o alto número de alistamentos registrados, além de fazer uma série de orientações para aquelas que ainda pretendem realizar a inscrição. “Nós temos mulheres que já incorporam as fileiras das Forças Armadas, mas entrando agora como soldado nessa mesma fase, assim como os meninos têm por obrigatoriedade, é o primeiro ano que nós temos”, relata. 

Apenas em Campo Grande, município que tem 99 vagas disponíveis no total, 315 mulheres se escreveram para as forças armadas.

O alistamento pode ser realizado até o dia 30 de junho de maneira online ou presencial na junta militar, de forma completamente voluntária. As etapas para seleção e incorporação seguem o mesmo padrão que o processo masculino e o serviço possui um tempo de 8 anos de duração.

Assista a entrevista a ne íntegra: