Inscrições para feiras científicas do IFMS se encerram na próxima quinta-feira

Evento acontece em setembro em 10 municípios diferentes

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até esta quinta-feira (1º), inscrições de trabalhos a serem apresentados em dez feiras científicas da instituição. 

Previsto para  Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), o evento acontece presencialmente em outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022. 

De acordo com o IFMS, as feiras têm objetivo de estimular vocações por meio de projetos de pesquisa criativos e inovadores, e podem contar com a participação de estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, das redes pública e privada, bem como além ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos após novembro do ano passado. 

Os trabalhos exibidos na feira devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante.

Cada trabalho poderá contar com um orientador  necessariamente vinculado à instituições de ensino ou ser servidor público, com no máximo três alunos do ensino médio ou cinco estudantes do ensino fundamental. De  acordo com o IFMS, é possível que um coorientador (aluno da graduação, aluno da pós-graduação, técnico-administrativo ou docente) colabore com os projetos. 

O resultado da primeira etapa será divulgado Até 14 de setembro,  e os trabalhos classificados como “aprovado com correções” deverão ser adequados e encaminhados novamente. 

Serviço

Inicialmente, é necessário cadastrar informações sobre o orientador e demais autores do projeto e fazer a submissão do resumo expandido, de acordo com o modelo disponibilizado na Central de Seleção

Para auxiliar o orientador e estudante na inscrição do trabalho, o IFMS disponibilizou um tutorial passo a passo do sistema para inscrições, que devem ser feitas pelo orientador do trabalho por aqui

A última etapa consistirá no envio da documentação do trabalho, também pelo Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, incluindo itens obrigatórios como banner, relatório e caderno de campo. Pode ser feito ainda um vídeo de apresentação, pelos estudantes, sendo sua produção facultativa. 

A análise da documentação e homologação das inscrições serão realizadas pela comissão organizadora de cada feira.

A avaliação do resumo expandido será realizada por servidores da instituição e pesquisadores credenciados observando aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem, e a previsão é que a relação final dos aprovados para apresentação seja divulgada no dia 26 de setembro. 

Avaliação e premiação 

As comissões avaliadoras de cada feira serão formadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento, em avaliações realizadas mediante critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo. 

A premiação será realizada por cada unidade, e os trabalhos premiados serão divulgados no dia 7 de outubro,  com certificado de participação para todos os autores, com premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados, para trabalhos de outros Estados;
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica.
  • fonte: Correio do Estado