O número de casos e morte pelo novo coronavírus têm avançado pelo Brasil, no Mato Grosso do Sul ainda não temos óbitos. Para combater essa realidade, o isolamento social é uma necessidade. Especialistas indicam que as pessoas fiquem em casa para que o vírus atinja o menor número de pessoas possível.
“Essa medida possibilita que menos pessoas se infecte pela doença em um curto espaço de tempo. Somente assim o sistema de saúde pode ver alternativas para atender todos os doentes da maneira possível”, explica a Dra. Maria José Martins Maldonado, presidente da AMMS- Associação Médica de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande foram adotadas diversas medidas para evitar aglomeração de pessoas e promover o isolamento social, como toque de recolher; fechamento do comércio de serviços não essenciais; suspensão das aulas e do transporte público.
Essas ações evitam que o vírus se espalhe rapidamente, já que é altamente contagioso. Sendo assim, o isolamento social é a melhor forma de conter o avanço da doença.
“Vale ressaltar que os profissionais da saúde estão na linha de frente desse combate, além de outras categorias. Os médicos são essenciais neste momento, mas não temos o número suficientes de profissionais, como também de leitos e de estrutura nos hospitais, por isso o isolamento social é a única medida para controlarmos essa doença. E claro, lavar sempre as mãos, usar álcool gel e manter distância das pessoas”, conclui a doutora.