Texto por Reuel Oliveira
.
Começou nesta terça-feira (02) a 54º Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha 2024, principal competição das categorias de base do Brasil. São 128 equipes, 32 grupos e inúmeras joias do esporte brasileiro, todos sonhando com a taça e com a chance de se destacarem no cenário nacional.
Todos os estados estão presentes na competição, e o Mato Grosso do Sul será representado por duas equipes, o Ivinhema e o União ABC. Ambos os times estreiam na quinta-feira (04)
O Ivinhema joga no grupo 15 e terá como adversários na primeira fase o Comercial de Tietê (SP); o América (MG) – atual vice-campeão; e o Capital (DF). Os jogos acontecerão em Tietê. Já o União ABC está no grupo 24 e terá de enfrentar na primeira fase o Oeste (SP); o Palmeiras (SP) – atual bicampeão; e o Queimadense (PB). Os jogos acontecerão em Barueri.
Uma das referências das categorias de base no MS e atual campeão do estadual Sub-20, o União ABC, jogará a Copinha pela quinta vez. Para o presidente do ABC, Fábio Henrique Vicente da Silva, o diferencial da equipe é o foco do trabalho na base. Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, ele destacou que a equipe busca resultados a longo prazo.
“Eu acho que essa é a diferença [do União ABC]. Os clubes aqui do estado se preocupam com o futebol profissional. Acaba o Estadual, não tem mais nada, vem time pronto de outros estados para jogar o sub-20. E a gente tenta fazer a base realmente. A gente trabalha o ano todo. […] é um trabalho a longo prazo”, disse Fábio.
.
Já o Ivinhema é estreante na Copinha e busca deixar a sua marca na competição. Conforme o dirigente do clube, Alex Cruz, a equipe pode surpreender no campeonato e o objetivo, além de revelar seus jogadores, será levar o nome do time para o âmbito nacional.
“A nossa expectativa é a melhor possível, esperamos ser a Zebra do campeonato. Nosso objetivo é ir passando de fase, com respeito aos nossos adversários, mas sempre buscando vencer. Muitos jogadores saíram da Copa São Paulo e viraram grandes estrelas, então nosso objetivo é revelar jogadores e também levar o nome do Ivinhema para o cenário nacional”, destacou.
.
Entre as estrelas do campeonato, se destacam alguns nomes como Estevão, do Palmeiras, Lorran, do Flamengo, e Ryan Francisco, do São Paulo. Além de muitos outros nomes que ganharão destaque durante a competição.
Para Alex Cruz, o Mato Grosso do Sul também é um berço de grandes atletas, mas são necessários mais investimentos nas categorias de base pelos clubes do estado.
“O Mato Grosso do Sul é um cenário de bons jogadores. Tem muitos jogadores bons aqui. Só falta os clubes terem a visão e começar a investir mais nas categorias de base. Muitos jogadores vão embora e nós nem sabemos que são do estado, então a gente tem que valorizar mais os atletas. […] O MS tem capacidade de montar grandes equipes. ”
O Ivinhema estreia contra o Comercial de Tietê (SP) às 11h. O jogo acontece no Estádio José Ferreira Alves. A estreia do União ABC será contra o Oeste (SP) e o jogo ocorre às 13h15 na Arena Barueri.