Janeiro Branco: Crianças também são afetadas por Ansiedade e Depressão

Ouça a reportagem na íntegra

.

Sancionada em 2023, a campanha Janeiro Branco se tornou oficial em todo Brasil na luta pela conscientização da saúde mental .

A lei 14.556/23, que foi instituída em abril do ano passado, consiste na promoção de campanhas, palestras e discussões, com o intuito de alertar o brasileiro a respeito da importância do cuidado com a saúde socioemocional. 

Entre as doenças que mais afetam a saúde mental do ser humano, estão a ansiedade,e a depressão.

A ansiedade é caracterizada pela preocupação intensa e excessiva, tensão e nervosismo. No caso da depressão, ela pode gerar a  sensação persistente de tristeza e perda de interesse no cotidiano.

Conforme a organização mundial da saúde, cerca de 10% da população mundial sofre com as doenças. Ou seja,  720 milhões de pessoas. Ainda conforme a OMS, o Brasil tem cerca de 19 milhões de pessoas sofrendo com as doenças mentais. O país lidera o ranking na América Latina. 

Conforme a psicóloga Paloma Ujacow, entre os fatores que levam as pessoas a desenvolverem as doenças, estão os traumas da vida e desequilíbrios hormonais

As doenças não afetam somente pessoas na fase adulta. Conforme um levantamento do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo realizado durante a pandemia de Covid-19, cerca de 36% dos adolescentes brasileiros apresentaram quadro de depressão e ansiedade.

Conforme a psicóloga, cerca de 10% das crianças são atingidas pelas doenças, ou seja, a depressão e a ansiedade infantil são quadros patológicos psiquiátricos comuns.Entre os sintomas, estão sensações de tontura, dor de cabeça e algumas fobias. 

Para Paloma Ujacow os casos ainda podem se agravar caso haja negligência familiar. O uso excessivo de telas e a falta de contato entre pais e filhos pode dificultar a percepção dos sintomas e o início do tratamento.

Mesmo apresentando o quadro, nem tudo está perdido. Com o acompanhamento médico e contato com familiares a criança poderá alcançar uma melhora. 

Foto: Freepick
Reportagem e Locução: Reuel Oliveira