Janeiro Branco: “É importante diferenciar saúde mental da emocional”, diz psicóloga Marluce Bueno

Nesta sexta-feira (29) o jornalista Arthur Mário entrevistou, no Jornal da Hora, a psicóloga da Casa da Mulher Brasileira, Marluce Bueno, que falou sobre o mês de Janeiro Branco e a saúde mental e emocional.

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que começou em 2014 e convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental, colocando esse tema em evidência e promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar do psicológico. 

A psicóloga explicou que é importante diferenciar saúde mental de saúde emocional, e que, neste momento de pandemia, houveram muitos casos de fragilidade no emocional, pois as pessoas tiveram dificuldade em lidar com suas emoções. “Quando falamos de saúde emocional, precisamos entender que às vezes não é a depressão que vem, e sim a enxaqueca, síndrome do intestino irritável, alergias alimentares, gastrite, impotência sexual, infertilidade, e muitos outros sintomas”. 

Ela afirma que não adianta procurar apenas o médico nesses momentos, o correto é buscar auxílio psicológico também, pois a doença está diretamente ligada com a mente. “A pessoa reclama de dores musculares, tremores, dores de cabeça, suor, e quando vai ao médico, não identifica a raiz do problema, e a pessoa volta para casa sem tê-lo resolvido”.

Marluce Bueno fala que doenças assim são chamadas de psicossomáticas, ou seja, quando a nossa mente adoece o corpo. “Devemos ficar atentos, pois às vezes a pessoa não percebe o que está acontecendo, busca apenas tratamento médico e não se atenta que está com uma doença psicossomática”, explicou.

Assista a entrevista na íntegra e confira mais informações: