Janeiro Branco: Psicólogo alerta para o cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes no MS

Estado é o segundo com maior taxa de suicídio entre jovens no Brasil 

O cuidado com a saúde mental ainda é um assunto repleto de tabus e mitos, mas extremamente importante para garantir o bem estar da sociedade e evitar que situações mais graves, como o suicídio, venham a acontecer. A campanha Janeiro Branco, que acontece neste início de ano, é realizada com o intuito de conscientizar a população e promover o autocuidado psicológico e emocional. 

Em entrevista ao Jornal da Hora, na manhã desta terça-feira (7), o psicólogo Capelão Reis, alertou sobre a percepção precoce de sintomas em crianças, além de orientar a respeito do papel fundamental de psicólogos e psiquiatras no tratamento dessas doenças. “A saúde mental baseia-se no bem estar, ou seja, sentir-se bem consigo mesmo e com o seu convívio, mas infelizmente as doenças mentais iniciam-se na infância. Quase 70% dos transtornos mentais vão iniciar entre os 10 e 12 anos de idade”, adverte.

De acordo com estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10% da população de Mato Grosso do Sul, enfrenta a depressão. A doença, que geralmente apresenta sintomas relacionados a alterações de humor, tristeza contínua, irritabilidade aumentada e ansiedade excessiva, deve ser tratada a partir de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. “De 10 pacientes que atendo, oito já chegam fragilizados e deveriam ter procurado ajuda há oito meses ou um ano. Os profissionais são as pessoas indicadas para dar um diagnóstico preciso e um tratamento para o caso específico”, aponta o psicólogo. 

Assista a entrevista na íntegra: