Julho Verde: melhor forma de combate ao câncer de cabeça e pescoço é a prevenção, diz especialista

Dr. Carlos Freitas, médico cirurgião

A campanha julho verde ocorre durante este mês e tem como foco a conscientização ao câncer de cabeça e pescoço. Promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e pela Associação Brasileira de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) tem objetivo de divulgar a importância da prevenção e tratamento precoce. O Jornal da Hora desta quinta-feira (15) entrevistou o médico cirurgião do Hospital do Câncer, Dr. Carlos Freitas, que falou sobre os sintomas e formas de prevenção. 

Dr. Carlos explica que os principais sintomas são feridas no lábio, boca, língua, garganta ou pele; dificuldade ou dor para engolir; voz rouca e fraca, caroço na face ou pescoço, e que persista por mais de duas semanas. “Quanto antes procurar tratamento, maior a chance de cura. Hoje em dia, conseguimos curar metade dos pacientes que procuram, mas podemos melhorar muito mais ainda. Se for diagnosticado no início, a chance de cura é de mais de 90%”, destacou o médico. 

O médico lembra que o melhor caminho é a prevenção, com hábitos de vida saudáveis, entre eles não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável. Quem possuir algum desses sintomas, pode ser atendido no Hospital do Câncer. “Lá a pessoa tem todo o atendimento pelo SUS. Então, se está com alguma dúvida, se tem algum sintoma, procure o médico da unidade de saúde do seu bairro, faça uma avaliação e após isso, o médico vai encaminhar e pedir uma avaliação dele no Hospital do Câncer, se for o caso”, afirmou o Dr. Carlos.

Confira a entrevista na íntegra no link abaixo:

Texto: da redação, com informações da assessoria