Lançado serviço que permite a abertura de empresas pelo WhatsApp

Plataforma busca “desburocratizar” a constituição de novos negócios em Mato Grosso do Sul

Empresário utiliza plataforma lançada nesta quarta-feira (18), pela Jucems. (Foto: Juliano Almeida)

Empresários de Mato Grosso do Sul já podem abrir suas empresas por meio do WhatsApp. O serviço, que ganhou o nome “MS Agiliza Empresa no Zap”, foi apresentado pelo governo do Estado durante o 1º Seminário de Registro Empresarial, durante o fim da tarde desta quarta-feira (18), em Campo Grande.

Para usar, basta salvar o contato (67) 3321-2393 na agenda do aparelho celular. Logo na primeira conversa, o robô vai pedir dados pessoais para confirmar a solicitação, e ao fim do atendimento, gera o protocolo de atendimento que resulta na abertura no novo negócio.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Projeto Redesim Conectada, da Junta Comercial do Ceará. Com a nova atualização, o sistema agora abrange nove unidades federativas, como Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

“A Junta Comercial tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas. A gente observa claramente a dinâmica crescente da abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, isso é um resultado direto dos investimentos feitos para a modernização dos processos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

De acordo com o titular da pasta, a legislação arrojada incentiva o empreendedorismo, e a melhora geral na economia sul-mato-grossense, com a atração de grandes empreendimentos que demandam, por sua vez, uma gama de prestadores de serviços locais.

Dados da Junta apontam que uma empresa é aberta a cada uma hora em Mato Grosso do Sul. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos.

Só em agosto. 913 empresas foram abertas. O setor de serviços lidera com 637 instituições, seguido pelo comércio com 221 estabelecimentos, e indústria com 55. No acumulado anual, o Estado já conta com 7.706 novos empreendimentos.

  • fonte: Campo Grande News