Longen anuncia Diretoria de Sustentabilidade para atender a indústria de MS e Fiems reforça boas prática 

Foto: Divulgação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou a criação da Diretoria de Sustentabilidade, com o objetivo de promover a implementação de práticas sustentáveis e de governança nas indústrias de Mato Grosso do Sul. Inédita na estrutura da Federação, a nova pasta será dirigida pelo atual chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale. O anúncio ocorreu na última quinta-feira (23/01), durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado em Zurique, na Suíça.

Para Longen, o momento não poderia ser mais apropriado, uma vez que a sustentabilidade é um dos principais temas do evento internacional. “Com essa definição estratégica da Fiems, esperamos ampliar as ações voltadas para as empresas de Mato Grosso do Sul, envolvendo também os poderes públicos, por meio das secretarias de Estado, câmaras municipais, prefeituras e a sociedade em geral. Acreditamos que temos a oportunidade e o conhecimento para fomentar cada vez mais essas iniciativas”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda a contribuição de Robson Del Casale nos últimos anos para estabelecer a agenda ESG na Federação. “Ele já começou esse trabalho na ONU, discutindo nossas condições, além de coordenar o Núcleo de ESG, cujos projetos estão sendo implementados nas empresas”.

Robson Del Casale, o novo diretor de Sustentabilidade, enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer as indústrias. “É um grande desafio. Vamos abordar a agenda de sustentabilidade como uma agenda econômica. É nesse sentido que iremos trabalhar para alcançar todas as indústrias e o empresariado do Estado, encarando isso como uma missão”.

No final de 2023, a Fiems foi reconhecida como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa iniciativa destaca o compromisso da Fiems em promover práticas empresariais responsáveis nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção. Com participantes de diversos setores em 160 países, o Pacto Global é a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo.

  • Fonte: Jornal A Onça