Presidente cobra articulação por avanço em propostas no Congresso Nacional
.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu com a equipe política que economia e segurança devem ser as prioridades do governo federal em 2025.
O petista tem ressaltado que dois pacotes devem envolver a mobilização de toda equipe ministerial: o de corte de gastos e o da restruturação das forças policiais.
A expectativa é do Palácio do Planalto é de que, passada a eleição das Casas Legislativas, o esforço será para avançar com as matérias ainda no primeiro semestre.
Para o segundo semestre, o governo avalia medidas como a PEC dos Militares, que restringe a participação de oficiais na política, o PL das Fake News, parado na Câmara dos Deputados, e a reforma tributária sobre a renda.
Os dois temas, tanto economia como segurança, são considerados cruciais por assessores do governo para melhorar a aprovação da gestão petista.
As temáticas costumam ser bandeiras eleitorais do centro e da direita. Por isso, o objetivo é também fortalecer o discurso da esquerda.
A articulação política deve preparar, inclusive, um material para explicar as iniciativas aos senadores e deputados.
E a ideia é de que ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça) atuem diretamente na articulação política com parlamentares resistentes.