Lupus é doença grave, desconhecida no mundo, mas tem cura

Por Marcelo Nunes

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil existem em média 65 mil pessoas com Lupus. É uma doença grave, que causa dores articulares, mancha avermelhada na pele, convulsões, anemia e até alterações de humor, além de acometimento dos rins.

É uma doença inflamatória de origem autoimune que causa variadas manifestações e sua evolução pode alterar de um paciente para o outro.

O Dr. Alex Carvalho Faria, Integrante da Sociedade Brasileira e também da Sociedade Sul-mato-grossense de Reumatologia, comenta que a doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça, sexo, mas apresenta uma incidência maior nas mulheres, principalmente entre os 15 e 45 anos. Já nos homens, a doença está relacionada diretamente aos rins.

No próximo dia 10 de Maio será comemorado o dia Mundial da Lupus, e nesta terça-feira (07/05), ele usou a tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande para falar sobre a doença. Logo após ele concedeu entrevista ao jornalismo da Rádio Hora e ao portal horanoticias.com.br, onde destacou ainda que mais de 70% da população mundial não conhece a doença.

ACOMPANHA ABAIXO ÁUDIO DA ENTREVISTA DO DR ALEX FARIA, CONCEDIDA AO JORNALISMO DA RADIO HORA NESTA TERÇA-FEIRA, APÓS USAR A TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO.