
.
Em busca da promoção a respeito da conscientização sobre a segurança no trânsito, a edição de 2025 da campanha anual Maio Amarelo, terá como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (12), a Diretora de Educação para o trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, falou a respeito do tema desta edição, e destacou que a campanha vai além do trânsito.

“O tema já vem sendo trabalhado desde o início do ano […] e foi escolhido justamente por ser a velocidade um grande fator de risco. Quando as pessoas estão acelerando de forma desnecessária ela não tem o tempo de ação e reação de parar o veículo. Então é pra chamar atenção não só no trânsito, mas também na nossa vida diária, porque a gente anda tão acelerado muitas vezes e não nos atentamos aos riscos”, disse.
Conforme a Sejusp, em 2024, Campo Grande registrou um aumento de 11,6% nas mortes em acidentes de trânsito em relação a 2023, totalizando 288 óbitos. Conforme a diretora de educação, foram 44.421 sinistros no ano.
Até agora em 2025, foram 80 óbitos no trânsito, segundo dados da SIGO. Conforme o Detran, em Campo Grande são 160.943 infrações no ano.
Andrea Moringo também destacou a importância da conscientização a respeito do tema.
“O amarelo é a cor da atenção e esse é o propósito do movimento, é chamar a atenção da sociedade em relação a essa pauta do trânsito, em relação a mobilidade humana. Trazer à tona essa discussão porque é um assunto muito sério e não é um assunto institucional. É um assunto da sociedade civil como um todo. Podemos discutir no dia a dia e provocar essa mudança de comportamento e nós estamos trabalhando o estado todo”, disse.
Ações
Nos primeiros dias do mês a equipe de educação do Detran esteve presente em Bonito com ações de conscientização. A equipe também compareceu em Maracaju, Nova Andradina e Anaurilândia. No dia das mães, a equipe distribuiu rosas em alusão a campanha.
As ações irão ocorrer durante todo o mês com palestras, seminários e eventos esportivos, com ações em escolas, universidades e empresas.
O encerramento nacional da campanha acontece no dia 27 pela pela primeira vez em Campo Grande. O encerramento será no Bioparque Pantanal e contará com a presença do embaixador nacional do Maio Amarelo, Cesar Urnhani.
“Que possamos adotar comportamentos seguros e usar esse lema do desacelere na nossa vida diária, que o bem maior é a vida. Que posamos cuidar da nossa vida e da vida do outro com empatia, respeito e responsabilidade”, concluiu Andrea Moringo
.
Texto por Reuel Oliveira
.
Assista a entrevista na íntegra
.
Leia mais de Grupo Hora
Leia mais de Trânsito