Campanha acontece desde 2014 e este ano procura reeducar motoristas e pedestres
Na terça-feira (2), foi lançada a campanha “Maio Amarelo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a ideia é buscar a preservação da vida a partir da mudança de comportamento dos motoristas, já que muitos acidentes são causados pela infração consciente de leis de trânsito.
Na tarde de ontem (4), o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima participou do programa Na Hora do Rush, da Rádio Hora e frisou que o principal objetivo da campanha é educar o motorista e reforçar a importância de respeitar as regras.
“É importantíssimo você respeitar as regras de circulação, isso salva a sua vida. Cinto de segurança salva a sua vida, capacete salva a sua vida, velocidade não muito alta salva sua vida. O trânsito depende de cada um de nós, né? Não adianta você empurrar, achando que isso é problema da Agetran, que isso é problema do Batalhão de Trânsito, não, trânsito é problema de cada um de nós, porque um de nós compõe. Cada um de nós somos uma uma pecinha ali do trânsito, então todo mundo tem que fazer a sua parte”, reforçou.
Em 2022, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas no Trânsito, 70% dos óbitos são em acidentes envolvendo motoristas que ingeriram bebidas alcoólicas. Além da embriaguez, o desuso do cinto de segurança e dirigir acima da velocidade permitida, estão entre as principais causas de mortes de trânsito. Mensalmente, ao menos sete pessoas morrem nas vias da capital, de acordo com dados da Agetran.
No lançamento da campanha, agentes de trânsito de várias instituições abordaram motoristas com panfletos educativos, e focados na conscientização. Além da entrega destes folhetos, também serão realizadas palestras e apresentações teatrais em escolas municipais, Unidades de Pronto Atendimento, igrejas, instituições públicas e privadas, unidades de saúde de todas as regiões da capital.
Maio Amarelo
A campanha teve sua origem em 2011, quando baseado em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma resolução que declarava que o período entre 2011 a 2020 seria chamado de “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A iniciativa funcionou e cresceu, e em 2014 chegou ao Brasil, criando a campanha Maio Amarelo, que mesmo após o fim do período pré-estipulado, ainda é realizada anualmente.
Dia D
A campanha terá seu chamado “Dia D” no centro de Campo Grande no dia 13, onde há a expectativa de um trabalho mais intenso. No dia 20, vai ocorrer a Corrida dos Correios no Parque das Nações Indígenas, e o seu encerramento será no dia 31, com a Sessão Solene de entrega de Medalhas.
Texto: Reuel Oliveira