Maio Laranja: Menos de 10% dos casos de abuso infantil são denunciados

Este mês é marcado por campanha contra abuso sexual infantil. Intitulado como Maio Laranja, a ação tem o objetivo de alertar e conscientizar a população a respeito do assunto. Durante o mês, ocorrem palestras e ações que além de combater os abusos, visam mostrar a importância das denúncias. 

Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022, apenas 7% dos casos de abuso sexual infantil foram denunciados no Brasil. De 2015 a 2021, foram 202,9 mil casos, segundo o Ministério da Saúde. 

Em Campo Grande, existe uma entidade que acolhe crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais. O Lar Infantil Lygia Hans foi fundado em 2000 e atua como uma casa-lar para 16 vítimas que foram encaminhadas judicialmente. 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (16), a psicóloga técnica do Lar Lygia Hans, Gabriela Pereira falou sobre o trabalho realizado na instituição. Ela explica que além de receber as crianças, também são realizadas campanhas para conscientizar as próprias crianças.

“A gente faz ações na comunidade através de palestras nas escolas justamente para alertar sobre essa temática que é tão difícil. Estamos com a prioridade no momento da educação com crianças de dois a cinco anos de idade porque nós entendemos que por conta da nossa realidade nós precisamos alertar a sociedade, a nossa comunidade e as escolas próximas ao lar.

A psicóloga também falou sobre o baixo índice de denúncias Segundo ela, a denúncia pode ser realizada de forma anônima. 

“As pessoas ainda têm muito medo de denunciar abusos sexuais, às vezes existe um vizinho que escuta um barulho […] mas as pessoas ainda têm muito receio de falar e de exporem, mas na verdade elas  [quem denunciar] não serão expostas porque as denúncias podem ser feitas de forma 100% anônimas”

As denúncias podem ser realizadas através do Disque Direitos Humanos, o disque 100 e também à polícia no 190.

Assista a entrevista na integra