Maio Laranja: Por meio da SAS, Campo Grande se mobiliza para combater abuso infantil

No Brasil, uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual a cada hora e 61,4% das vitimas de estupro tem somestre entre 0 e 13 anos. O dado do Ministério dos Direitos Humanos é alarmante e escancara a situação de vulnerabilidade na qual diversas crianças estão inseridas no país. Neste contexto, a campanha Maio Laranja acontece em todo país com objetivo de romper o silêncio que mantém os agressores impunes, fortalecer redes de proteção e lembrar que proteger a infância é uma responsabilidade coletiva 

Na manhã desta sexta-feira (16), o Jornal da Hora recebeu a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania (SAS) de Campo Grande, Camilla Nascimento, que falou a respeito das mobilizações realizadas pelo executivo no município, além de reforçar os canais de denúncia e a sua importância. “A gente vem trabalhando nisso de forma muito insistente em todos os serviços ofertados através da Secretaria de Assistência Social, e trabalhamos na transversalidade com a saúde, educação, porque essa luta realmente precisa ser de todos”, afirma. 

Os abusos, que em 64,4% dos casos é realizado por familiares diretos das crianças, muitas vezes são sofridos em silêncio devido ao constrangimento.  De acordo com a secretaria, proporcionar acolhimento e uma escuta segura são fundamentais para que as crianças se sintam confortáveis em compartilhar as agressões sofridas e assim a denúncia possa ser realizada rompendo com o ciclo de violência em que foram colocadas. 

Assista a entrevista na Íntegra: