Em 2019, mais 12 escolas estaduais de Ensino Médio passaram a oferecer ensino em tempo integral em Mato Grosso do Sul. Com essa ampliação realizada pelo Governo do Estado, já são 57 unidades integrais de Ensino Fundamental e Médio, espalhadas pela Capital do Estado e cidades do interior. A Escola de Autoria, como é chamado o modelo de educação em dois turnos, apresenta uma série de vantagens aos estudantes, entre elas o melhor aproveitamento do conteúdo e, consequentemente, melhor rendimento do aluno.
Até o ano passado, o Estado oferecia 16 Escolas de Autoria de Ensino Médio – que vai do 1º ao 3º ano. As 11 unidades da Capital e as 5 do interior, atendiam 4,6 mil estudantes. Com a ativação dessas 12 escolas de Ensino Médio, passam a serem beneficiados 7,8 mil alunos, matriculados em 28 escolas do Estado.
Já no Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, existem 29 escolas, sendo 12 na Capital e 17 no interior. Matriculados nessas séries, estão 4,5 mil alunos.
Conforme o método de ensino e aprendizado das Escolas de Autoria do Estado, os alunos recebem, além das matérias da base nacional comum curricular, disciplinas que trabalham na formação individual.
Os 400 alunos matriculados na Amélio Baís, escola que atua com o modelo de ensino integral a mais de 10 anos , cursam nove matérias diárias, na carga horária que vai das 7h10 às 16h35.
*Com informações do Portal MS