Mais de 300 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em terminal de ônibus

Foram vacinadas 177 pessoas com a primeira dose e 177 foram imunizadas com a segunda

Na busca de encontrar pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19, a prefeitura de Campo Grande tem adotado medidas, como o itinerante que vai até os bairros mais vulneráveis.

Na terça-feira (31), a ação foi realizada em um terminal de ônibus. O itinerante permaneceu das 8h às 17h no terminal Bandeirantes, localizado na região Lagoa.

No local, foram aplicadas 354 doses, sendo vacinadas 177 pessoas e 177 imunizadas com a segunda dose. 

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, disse que as ações são para ajudar a população que ainda não se vacinou por diferentes razões. 

“Se a gente consegue atender 100 pessoas, que seja, já é um número considerável e bastante importante, porque certamente seriam pessoas que deixariam de tomar a vacina”, disse.

A iniciativa faz parte da ação itinerante que visa levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade e locais de grande circulação de pessoas, como os supermercados, shoppings e feiras, a fim de oportunizar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal. 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, inicialmente a ação abrange os bairros mais populosos em busca de campo-grandenses que fizeram o pré-cadastro para se vacinar contra a Covid-19 e não compareceram nos polos de vacinação para receber o imunizante. 

Na quinta-feira (2), a ação será realizada no supermercado Pires, localizada na Avenida dos Cafezais, nº 1.341, bairro Paulo Coelho Machado. O atendimento acontece das 8h às 17h, por ordem de chegada.

Até o momento, aproximadamente 2,9 mil pessoas foram vacinadas nas ações itinerantes realizadas em comunidades dos bairros Santa Luzia e Dom Antônio Barbosa e em supermercados nas Moreninhas, Santo Antônio e Jardim Noroeste, além do terminal Bandeirantes.

Números

Campo Grande é a capital com maior número de pessoas imunizadas. Até o momento,  617.632 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 68.16% da população. 424.208 já estão imunizadas com a segunda dose, o que representa 46.82%. Campo Grande já aplicou 1.042.086 doses de vacinas contra a Covid-19.

Nesta sexta-feira (27), idosos com 75 anos ou mais poderão receber a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. Dessa vez, pessoas que receberam a 2º dose até 3 de março podem procurar pela imunização.

Campo Grande é a primeira cidade do Estado e uma das pioneiras no País a iniciar a aplicação deste reforço vacinal, que amplia a resposta imune dos indivíduos que recebem a terceira dose.

Haverá também aplicação de segunda dose para pessoas vacinadas com a primeira dose da Coronavac até 10 de agosto, AstraZeneca até 2 de julho e Pfizer até 5 de julho. 

Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), poderão tomar o imunizante aqueles idosos que tomaram a segunda dose há até seis meses. Todos serão vacinados com a vacina Pfizer, mesma que as outras duas doses tenham sido de outro imunológico. 

Os pontos que aplicarão as doses são:

Drive-thru Albano Franco — 12h30 às 18h;

Drive-thru UCDB — 12h30 às 18h;

Guanandizão — 12h30 às 18h;

Seleta — 12h às 16h45;

Unidades de saúde — 13h às 16h45