O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), feito para avaliar os cursos de graduação do país, contou com a participação de mais de 390 mil estudantes entre os 430 mil inscritos.
A prova foi aplicada neste domingo (24) para avaliar cerca de 9 mil cursos de 29 graduações – 23 bacharelados e seis tecnológicos. A taxa de comparecimento foi de 89,6% e a de abstenção foi de 10,4%. Em 2018, a abstenção ficou em 16,2%. Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Segundo o Inep, 179 participantes foram eliminados. Quem não compareceu à prova terá de 2 de janeiro a 5 de fevereiro para formalizar a dispensa. O pedido deve ser feito junto ao coordenador de curso de cada instituição. Caso fique irregular, o graduando poderá não colar grau.
O Enade é aplicado para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados – neste ano, as graduações de medicina e odontologia integraram a lista (veja a relação completa abaixo). Cada graduação é avaliada de três em três anos. A participação é obrigatória para obter o diploma.
O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.
Em 2018, apenas 3,3% dos cursos de faculdades privadas e 20,3% da rede pública tiveram conceito máximo no Enade. Na época da divulgação dos resultados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub afirmou que os resultados podem estar relacionados ao perfil dos alunos das universidades – vestibulares em instituições públicas tendem a ser mais concorridos – e a uma possível “sabotagem” dos estudantes.
Números do Enade 2019
- Inscritos: 434.859
- Participantes: 390.365
- Taxa de comparecimento: 89,6%
- Taxa de abstenção: 10,4%
- Cursos com maior adesão: medicina e odontologia, com 97,8% e 96,1% de presença, respectivamente
- Eliminados: 179
- Cursos avaliados: 29 cursos do ensino superior, sendo 23 bacharelados e 6 tecnológicos
Cursos avaliados
As provas foram aplicadas a estudantes dos seguintes cursos de bacharelado e tecnológico:
Bacharel:
- Agronomia;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biomedicina;
- Educação Física;
- Enfermagem;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Florestal;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Zootecnia.
Tecnológico:
- Tecnologia em Agronegócio;
- Tecnologia em Estética e Cosmética;
- Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Tecnologia em Gestão Hospitalar;
- Tecnologia em Radiologia;
- Tecnologia em Segurança no Trabalho.