Durante o período de campanha contra o sarampo, entre os dias 07 e 25 de outubro, os pais de mais três mil crianças compareceram às unidades de saúde para imunizar os filhos, e quase dez mil levaram o cartão de vacinação dos pequenos para confirmar a necessidade de aplicar a dose.
Até ontem (24), 2.992 crianças receberam a dose da vacina tríplice viral, que protege, entre outras doenças, contra o sarampo. A campanha, que aconteceu nacionalmente durante o mês de outubro, tinha como foco as crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos.
O número de imunizados dobrou em relação à primeira metade da campanha, que tinham sido aplicadas 1.392 doses do imunobiológico. A maior preocupação estava nas crianças entre seis meses e menores de um ano, que, por ainda não terem o sistema imunológico completamente formado, evoluem para quadros mais graves quando contraem a doença.
Nos dez primeiros dias da campanha havia uma baixa procura pela imunização dessa faixa etária, sendo que somente 588 crianças tinham sido vacinadas. Nos dias seguintes esse número quase triplicou, sendo aplicadas 1.413 doses no total.
A vacinação para esse grupo foi liberada no final de setembro e está sendo chamada de dose zero, já que a primeira dose, pelo calendário vacinal, é aplicada quando a criança completa 12 meses de idade. Até agora 71% desse público foi imunizado, o que comprova um aumento significativo nas buscas pela vacina, que estavam baixas.
Os pais que ainda não procuraram uma unidade de saúde para vacinar seus filhos não precisam ficar preocupados, já que a tríplice viral pode ser encontrada em qualquer unidade básica de saúde ou da família, de segunda a sexta-feira no horário comercial. As doses também estão disponíveis nos CRSs aos sábados, domingos e feriados.
*Informações PMCG