Por Alex Nantes
O Jornal da Hora desta sexta-feira (27) recebeu a suplente do partido Avante, Alcina Reis e a Sargento Betânia. Elas falaram sobre a atuação das mulheres na política e os desafios que enfrentam.
Alcina participou das eleições de 2016 como candidata a vereadora de Campo Grande pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), no qual obteve 2.600 votos. Ela disse que ainda não é pré-candidata para as eleições de 2020. “Eu só faria uma disputa de um novo pleito, se conhecesse todo o processo da cúpula do partido no qual posso entrar. Quando a pessoa já está lá dentro, acontecem diversas surpresas desagradáveis”.
A suplente do Avante mandou um recado para os ouvintes. “Um recado para todas as mulheres, e para os homens que reconhecem a força das mulheres, nós precisamos da união, precisamos ter a mesma convicção da condução de exercer qualquer cargo sem medo. Para isso, nós temos que somar forças de todos”, afirmou.
A Sargento Betânia foi candidata em 2018 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), para o cargo de deputada estadual. Para Betânia, as mulheres sempre foram excluídas, não somente na política, mas também em diversos segmentos da sociedade. “Para nós mulheres a democracia nunca foi um substantivo, no que se refere à política sempre foi deixado para nós à situação de subjetividade, sempre ocupando cargos como vice”, pontuou.
Betânia acredita que o país esta passando por diversos problemas por conta da ausência das pessoas na política. “Acredito que os problemas enfrentados no Brasil é em razão da falta da participação da sociedade na política. Isso só vai mudar quando as pessoas tiveram uma conscientização política”, concluiu.
Assista a entrevista na íntegra: