As lotéricas e restaurantes fechados por conta da quarentena, voltam a abrir a partir desta sexta-feira (27). Já as lojas de material de construção estão autorizadas a funcionar em Campo Grande na próxima segunda-feira (30), mas terão de seguir uma série de determinações para evitar aglomerações e preservar a saúde dos frequentadores, conforme decreto publicado em edição extra na tarde de quinta-feira (26).
O prefeito Marquinho Trad assinou o decreto que flexibiliza para estes segmentos as medidas de quarentena para o setor comercial adotadas dentro da estratégia de isolamento destinadas a evitar a disseminação do coronavírus na cidade. Uma das preocupações é o reforço da higienização das instalações e a disponibilização de álcool em gel para todos os frequentadores.
Segundo o prefeito, o município está cumprindo a determinação do Governo Federal, que incluiu as lotéricas e os templos religiosos entre as atividades essenciais que não podem ser abrangidas por decretos estaduais ou municipais de suspensão das atividades como parte da quarentena.
No decreto Marquinhos estabelece uma série de regras que visam evitar aglomerações, como o controle de entrada dos consumidores e o rodízio dos funcionários, além de liberar para ficar em casa, gestantes, idosos, diabéticos, hipertensos, considerados do grupo de risco .
Em caso de descumprimento das medidas previstas no decreto, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde, poderão adotar medidas que vão desde o fechamento do estabelecimento até a cassação do seu alvará de funcionamento.