Massa de ar polar derruba as temperaturas e MS pode registrar 0ºC nesta semana

Frio começa a se intensificar na noite deste domingo (27) e temperaturas caem ao longo dos dias

Os últimos dias de junho devem ser gelados em Mato Grosso do Sul com mínima de 0ºC na região sul do Estado, em razão de uma forte massa de ar de origem polar que avança sobre o Brasil.

Como essa massa de ar polar é continental e o centro dela está no Paraguai, muito próximo de Mato Grosso do Sul, ventos frios provocam queda acentuada de temperatura com risco de geada no Estado, especialmente na próxima terça (29) e quarta-feira (30), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Vinda do Paraguai, a massa de ar chega com ventos frios e provocam queda acentuada de temperatura com risco de geada. Em Ponta Porã, por exemplo, os termômetros devem marcar 0ºC na terça-feira (29), 1ºC na quarta-feira (30) e 4ºC na quinta-feira (31).

O Inmet orienta que quando a queda na temperatura for maior que 5ºC há risco à saúde, o aviso vai para todas as cidades do Estado a partir deste domingo (27).  

Durante a semana, MS pode registrar mínima de 1ºC em alguns municípios, como Sete Quedas, Japorã e áreas próximas à fronteira com o Paraguai, na segunda (28) e terça-feira (29).

Últimas Notícias

No centro do Estado, as temperaturas começam a cair na segunda-feira (28) , mas em menor intensidade. Campo Grande deve registrar mínima de 7°C e máxima de 14°C, enquanto na terça-feira a mínima será de 6ºC e a máxima de 15ºC. 

Ao longo da semana, Capital pode registrar queda ainda mais acentuada na temperatura e chegar a 3ºC a minima. Contudo, a partir de sexta-feira (2), o tempo deve começar novamente a esquentar gradualmente.

São esperados ventos de intensidade fraca a moderada com rajadas em todo Estado. Os índices de umidade do ar variam entre 20% a 40% ao longo da semana. O ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, em tempo seco, as pessoas devem beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas entre 9h às 15h e colocar um balde de água no quarto para facilitar a respiração.

A duração dessa frente fria não será longa, segundo o Inmet, na sexta-feira (2), as temperaturas já começam a subir em todo Mato Grosso do Sul.

  • fonte: Correio do Estado