Até esta quinta-feira, 54,60% do público alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação foi imunizado
Até a manhã desta quinta-feira (25), Mato Grosso do Sul aplicou 330.335 doses, das 420.319 das vacinas recebidas do Ministério da Saúde. O número corresponde a 78% de imunizantes aplicados, mas apenas 54,60% do público alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação foi contemplado.
Os dados são do Vacinômetro-MS, ferramenta da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) alimentada com informações enviadas pelos municípios. Do total de doses aplicadas pelos municípios, 243.689 se referem à primeira dose (D1) e 86.646 à segunda (D2).
Em relação a população total do Estado, apenas 8,67% recebeu a D1, e 3,08% recebeu as duas doses e está totalmente imunizado.
Na quarta-feira (24), o secretário de Saúde Geraldo Resende afirmou que hoje devem chegar novas 11.700 doses da AstraZeneca/Oxford em Mato Grosso do Sul.
O Brasil recebeu no domingo (21) as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility. Segundo Ministério da Saúde, pouco mais de 1 milhão de doses do imunizante, importadas da fábrica da AstraZeneca na Coreia do Sul estão sendo distribuídas aos estados.
A iniciativa Covax Facility é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses, em 2021.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no dia 18 de janeiro em Mato Grosso do Sul. O primeiro grupo prioritário é composto por profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos vivendo em instituições de longa permanência e pessoas com deficiências institucionalizadas.
De acordo levantamento do jornal Folha de S. Paulo, Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com melhor desempenho na vacinação, só perdendo para o Amazonas. Aqui, 11% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante. Outros 4,1% receberam a segunda.
Campo Grande
Na Capital, devem se vacinar nesta quinta-feira (25) de manhã, idosos com 68 anos; já no período da tarde, idosos com 67 anos. Na sexta-feira (26), podem se vacinar idosos com 67 anos ou mais. Já no sábado (27), quem perdeu o dia de vacinação durante a semana, terá outra chance para imunizar-se.
A vacinação ocorre em 55 unidades de saúde da Capital e no drive-thru localizado no Parque Ayrton Senna, de segunda à sábado, das 8h às 17h. Para conveniados no plano de saúde Cassems, também é possível se vacinar nesta semana no drive-thru do hospital Cassems.
A vacinação já foi encerrada para profissionais da área da saúde acima de 50 anos e odontólogos, auxiliares, farmacêuticos de drogarias e laboratórios com mais de 40 anos.
- fonte: Correio do Estado