Mato Grosso do Sul é o estado que mais aplicou 2ª dose

Estado ultrapassou o Amazonas, ente federado que mais recebeu doses no País

Mato Grosso do Sul é o estado que mais aplicou a 2ª dose da vacina contra o coronavírus no Brasil e está com 2,37% da população imunizada com as duas doses. O Estado ultrapassou o Amazonas, ente federado que mais recebeu doses no País.

MS ainda se destaca na 5ª posição entre os que mais imunizaram a população com a primeira dose. Nesse quesito, Amazonas lidera o ranking.

“Esse é o resultado da parceria feita com os secretários de Saúde e prefeitos e também da compreensão das pessoas de que quanto mais rápido a gente vacinar dentro do prazo adequado, mais gente estará imunizada”, ressaltou o secretário de saúde do Estado, Geraldo Resende.

Outra conquista a ser batida ainda esta semana é atingir a primeira meta do plano de vacinação estadual, imunizando 90% dos idosos com mais de 80 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Até ontem, 84,58% das pessoas nesse grupo já tinham sido vacinadas. “Estamos atingindo nossa meta de 90% dos idosos com mais de 80 anos vacinados com a primeira dose contra a Covid-19. Ainda esta semana cumpriremos esse objetivo estadual e nos empenharemos em vacinar [as pessoas] com idade de 79 a 75 anos”, afirmou Resende.

Atualmente, 30,80% dos idosos com idade de 75 a 79 anos receberam a primeira dose da vacina.

O chefe da Pasta pontuou ainda que o resultado é empolgante. “Quanto mais pessoas do grupo prioritário forem vacinadas, mais ficam superados os grupos onde a doença tem uma letalidade maior e a nossa energia pode ir para outros grupamentos. É nossa luta diária, uma conquista que tem que ser celebrada com toda a equipe que tem nos acompanhado nesse trabalho árduo.

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu 317 mil doses das vacinas AstraZeneca/Oxford e Coronavac encaminhadas pelo Ministério da Saúde. “Agora vamos aguardar até segunda-feira [15] para ver se recebemos um novo quantitativo ou pelo menos uma previsão de novas remessas”, concluiu o secretário.

RETROSPECTIVA

A primeira remessa foi entregue em Mato Grosso do Sul no dia 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac. Destas, 23.932 foram destinadas apenas para Campo Grande.

A segunda remessa chegou no dia 24 de janeiro, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 apenas para a Capital.

A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte (25 de janeiro). Do total, Campo Grande recebeu 3.600 doses do imunizante do Butantan.

A quarta remessa foi entregue no dia 7 de fevereiro, 32 mil doses, encaminhada aos municípios. Além da primeira dose, os imunizantes já começaram a ser utilizados para a segunda aplicação nas pessoas com mais de 80 anos que receberam a vacina Coronavac.

A quinta remessa trouxe mais 35.700 doses para o Estado, em 24 de fevereiro. Na ocasião, foram recebidas 22.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford vindas da Índia e outras 13.200 doses da Coronavac.

A sexta remessa de vacinas, com 27,8 mil doses da Coronavac, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na manhã do dia 3 de março.

No dia 9, terça-feira, a sétima remessa, com 30,6 mil doses, chegou ao Estado em um voo da Latam, vindo de Guarulhos.

As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote entregue, os imunizantes vão sendo distribuídos imediatamente.

  • fonte: Correio do Estado