Uma massa de ar fria de origem polar que chegou a Mato Grosso do Sul é responsável pela queda na temperatura que deve seguir durante toda semana em todo Estado.
Apesar dessa queda, o sol deve aparecer durante todo o dia nesta segunda-feira (8).
Na região leste, chove a qualquer hora do dia e nas demais áreas ocorrem pancadas de chuva à tarde.
Para Campo Grande, não há previsão de chuva, mas a temperatura deve permanecer amena (nem muito quente, nem muito frio). O sol deve aparece entre nuvens e a temperatura pode chegar a 26ºC na máxima e 18ºC na mínima.
Na região do Pantanal também não há previsão de chuva nesta segunda, porém os termômetros ainda prometem tempo fresco. Máxima de 28ºC na máxima para Corumbá e mínima de 17ºC em Aquidauana que deve ter sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado.
Nas cidades da região sul do Estado à previsão é de céu parcialmente nublado no período da manhã. A mínima será de 11°C, mas no decorrer do dia os termômetros poderão chegar aos 27°C em Dourados, Ponta Porã, Aral Moreira, Antônio João, Amambai, Rio Brilhante e Tacuru.
Costa Rica, Três Lagoas, Paranaíba, Sonora e Selviria terão máxima de 28°C e há previsão de pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
El Niño
As chuvas para o trimestre abril, maio e junho estarão um pouco acima da média, em função da ocorrência do El Niño.
O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacifico que neste ano registra temperaturas de aproximadamente de 1,5ºC acima das médias históricas e será de fraca intensidade.