Máxima chegará aos 40°C em algumas cidades de MS

As chuvas não foram suficientes para diminuir o risco de fogo em grande parte do Estado

A quarta-feira (4) começou com nevoa úmida e tempo fresco em todo o estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em algumas regiões os termômetros chegaram a marcar 14°C, porém essa temperatura vai mudar e em algumas cidades no período da tarde podem registrar 40°C.

Em Campo Grande o dia amanheceu com 18°C, mas a máxima será de 33°C. O dia será de céu parcialmente nublado, a umidade relativa do ar ficara entre 40% a 70%.

No sul do estado o dia amanheceu com as temperaturas baixas. Em Dourados, Sete Quedas, Ivenhema e Ponta Porã, a máxima prevista é de 31°C, e pode chover durante o dia. Na região do Pantanal vai fazer calor de 40°C, e o dia vai ter sol entre nuvens.

Queimadas

As chuvas registradas pelas estações meteorológicas do INMET, ocorridas no final de semana, não foram suficientes para diminuir o risco de fogo em grande parte do Estado. A vegetação ainda se encontra muito seca e para minimizar os efeitos do solo, as chuvas precisam ocorrer com mais regularidade e com acumulados iguais ou superiores a 10 milímetros.

Ponto importante do boletim de monitoramento é a indicação do risco de fogo para algumas regiões de Mato Grosso do Sul.

Apenas as regiões pantaneira e parte da região norte, foram classificadas com baixo risco para ocorrência de incêndios florestais. As demais regiões do Mato Grosso do Sul seguem com risco de fogo em estado crítico para ocorrência de incêndios florestais. O recomendável é que a população evite a prática de queimadas controladas, mesmo que autorizadas pelo órgão ambiental competente.