A comemoração começará às 9h, com saída no Horto Florestal, na Avenida Ernesto Geisel
O medalhista de ouro duas vezes na Paralimpíada de Tóquio-2020, Yeltsin Ortega Jacques será recepcionado com carreata pelas ruas de Campo Grande nesta quarta-feira (8).
Além da carreata, o sul-mato-grossense deve se encontrar com o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) às 10h e almoçar com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) às 11h.
Yeltsin foi o primeiro sul-mato-grossense a colocar medalha no peito e fez história na capital japonesa, com dois recordes quebrados.
O meio-fundista desembarca nesta terça-feira (7), às 23h50, no aeroporto internacional da Cidade Morena, sua terra natal e onde vive.
A comemoração começará às 9h, com saída no Horto Florestal, na Avenida Ernesto Geisel.
O percurso segue a rua 26 de Agosto, travessa José Bacha, ruas Sete de Setembro, 14 de julho, Marechal Rondon, 13 de maio e avenida Afonso Pena.
A homenagem ao sul-mato-grossense é promovida pelo governo do Estado por meio da Fundação de Desporte e Lazer (Fundesporte) e a prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp).
Conquistas
A primeira medalha de ouro conquistada pelo paratleta foi nos 5.000 metros rasos da classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), ao bater o tempo de 15min13s12, melhor marca das Américas e a dois segundos do recorde mundial.
O segundo ouro na Tóquio-2020, veio nos 1.500 metros rasos T11 e com direito a novo recorde mundial estabelecido. O fundista terminou a prova em 3min57s60 – a melhor marca do planeta era de 3min58s37, atingida pelo queniano Samwel Kimani na Paralimpíada de Londres-2012.
O campo-grandense de 29 anos ainda tentou a terceira medalha na Tóquio-2020, na maratona da classe T12.
No entanto, devido ao cansaço, Yeltsin desistiu na metade da prova, quando completou 21 quilômetros pelas ruas da capital japonesa. Na competição, o corredor teve como atletas-guia Laurindo Nunes Neto e Carlos Antonio dos Santos (Bira).
- fonte: Correio do Estado