Quatro atletas na principal etapa do circuito são de Mato Grosso do Sul
Os principais nomes do do cenário brasileiro e mundial do vôlei de praia estarão em Campo Grande nesta sexta-feira (29) para a disputa da 7ª etapa do Top-8 do Circuito Brasileiro da modalidade, disputado no Parque das Nações Indígenas.
A etapa do Top-8 do Circuito Brasileiro será disputada por meio fase de grupos, onde 32 atletas do masculino e feminino entram na quadra de areia, a partir das 08h30.
No masculino a dupla em destaque na competição é o brasiliense Bruno Schmidt e o sul-mato-grossense Saymon.
Na última etapa do Top 8 disputada em Vila Velha (ES), Bruno e Saymon conquistaram o primeiro título da dupla, formada no ano passado. Durante a disputa do mundial de vôlei de praia, em Roma 2022, a dupla foi eliminada nas quartas de final pelos brasileiros André/George, ficando na quinta colocação geral do torneio.
Bruno Schmidt é sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, e tem como principal conquista em sua carreira o ouro nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, além de ser campeão mundial em 2015 na Holanda.
Pelo feminino, Campo Grande recebe a dupla Duda e Ana Patrícia, dupla atual campeã mundial. Na arena do Foro Itálico, em Roma, no mês de junho, Duda e Ana Patrícia conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial, vencendo as canadenses Bukovec e Brandie na final por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19).
A sergipana Duda representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020, além de ser campeã mundial em 2018 e agora em 2022.
MS no TOP 8
A atleta mais reconhecida de MS é a Talita Antunes da Rocha, que está federada em Alagoas, mas é nascida no município de Aquidauana. Talita é tetracampeã do Circuito Brasileiro, com presença nas olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.
No último evento do Circuito Nacional em Campo Grande, da temporada 2017/2018, Talita foi campeã da etapa no mesmo ano que a atleta foi medalha de bronze no Campeonato Mundial.
Outro grande nome sul-mato-grossense no vôlei nacional é Saymon Barbosa Santos, 28 anos, o atleta já foi campeão Brasileiro da temporada 2016/2017 e terceiro colocado em Yangzhou (China), no Circuito Mundial de 2018/2019.
A jovem Victória Lopes Pereira Tosta, 22 anos, nascida em Ivinhema (MS), é uma das recentes revelações do vôlei estadual. Victória iniciou a sua carreira no voleibol de quadra disputando os jogos escolares e campeonatos estaduais em Mato Grosso do Sul.
Destaque em torneios de base, a atleta já foi campeã do campeonato mundial Sub-19, no Chipre em 2016, e do mundial Sub-21, disputado na Tailândia, em 2019. Depois que a atleta formou dupla com a sergipana Tainá, chegou pela primeira vez na final do Circuito Brasileiro, em Vila Velha(ES).
Arthur Mariano da Silva nasceu em Ilha Solteira (SP), mas é radicado em Três Lagoas (MS), onde morou a maior parte da vida. O sul-mato-grossense é o atual número um do ranking da temporada nacional junto com a sua dupla Adrielson(PR).
Na etapa 2020/2021 do Circuito Brasileiro em Saquarema (RJ), Arthur se sagrou vice-campeão da competição.
Competição
Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o campeonato aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking nacional, junto de dois convidados e até oito duplas classificadas pelo torneio qualifying (qualificatório).
As sete duplas mais bem ranqueadas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) disputam o Top 8 junto com o campeão do aberto da etapa anterior.
Nesta Sexta-feira(29) o Top 8 se inicia com os seguintes jogos:
Feminino
Talita/Rebecca (MS/CE) x Flavia/Fabrine (RJ/BA) – Quadra 1 às 08h30
Andressa/Vitória (PB/RJ) x Elize/Thamela (ES/ES) – Quadra 2 às 08h30
Carolina/Barbara Seixas (RJ/RJ) x Taina/Victória (SE/MS) – Quadra 1 às 09h20
Duda/Ana Patricia (SE/MG) x Taiana/Hege (CE/CE) – Quadra 2 às 09h20
Masculino
Vitor Felipe/Renato (PB/PB) x Móises/Igor (BA/RJ) – Quadra 1 às 10h10
George/André (PB/ES) x Arthur/Adrielson (MS/PR) – Quadra 2 às 10h10
Evandro/Alvaro (RJ/PB) x Gabriel/Nícolas (PR/SC) – Quadra 1 às 10h10
Bruno/Saymon (DF/MS) x Vinicius/Guto (ES/RJ) – Quadra 2 às 10h10
Ao todo, a temporada do vôlei de praia conta com 10 etapas do Top 8 e quinze do aberto.
- fonte: Correio do Estado