Texto por Reuel Oliveira
.
Desde o dia 15 de março os brasileiros já estão fazendo a declaração de imposto de renda. Até agora, foram mais de 15 milhões de declarações enviadas para a receita federal. O ministério público espera que cerca de 43 milhões de pessoas realizem os pagamentos.
Apesar da renda ser destinada a receita, o brasielro pode doar parte do imposto pago para entidades de assistência social através da campanha “Eu sou cidadão solidario”.
Contudo, mesmo com o incentivo do governo federal os índices de doação são baixíssimos. De acordo com dados da Receita, menos de 3% dos contribuintes realizam doações, devido à falta de informação.
Conforme a contadora e professora universitária, Cibellen de Melo Santos a doação é uma forma de transformar o pagamento dos impostos em um ato solidário.
“E possível doar até 6% do imposto devido a assistências sociais, e assim estimular a proteção às crianças, adolescentes e idosos, e além de fomentar atividades culturais, desportivas e audiovisuais. É como se o governo abrisse mão de receber parte de um dinheiro para que a sociedade possa colocá-lo diretamente em projetos sociais. A doação existe em vias de leis de incentivo fiscais, e é uma forma de transformar o pagamento dos impostos em um ato solidário”, destacou.
Clique aqui e confira o passo a passo sobre como realizar a doação.